Gosto de estar acompanhado neste local o direito de escolher o sítio onde me sinto bem.
COMENTE escrevendo
publicado por batidasfotograficas, em 29.07.12 às 16:01link do post | adicionar aos favoritos (1) | partilhar

Agradecimentos
Durante a hospitalização, não senti qualquer dificuldade, com o apoio permanente da equipa. Por isso, agradeço ao meu Cirurgião Diretor Prof. José Fragata e toda a sua equipa pelo apoio, compreensão, atenção, disponibilidade e preocupação; agradeço igualmente aos funcionários pela atenção, sempre prontos. Agradeço também ao Cardiologista assistente – Dr. Ricardo Faria, Hospital de Faro; Dr Francisco Level do Centro de Saúde de Loulé por ter dado ínicio a este processo. E finalmente, mas não menos importante agradeço à minha família, amigos e pessoas que acompanharam de perto esta fase, o seu apoio e incentivo foram fundamentais para que fosse ultrapassada.

A explicação dos técnicos foi muito importante. Passei por uma cirurgia cardíaca com abertura do toráx, retirar o mixoma (palavras minhas),  desde então procuro vídeos sobre o assunto e realmente o procedimento toca o coração de qualquer pessoa. Sinto um carinho enorme pela equipa que me recebeu até este momento. Parabenizo a todos os profissionais desta área. O Vosso trabalho é maravilhoso. Reconheço e admiro todos os profissionais cardiologistas e outras especialidades pela mais nobre profissão.

Hoje completo a 4ª semana pós cirurgia. Sinto-me bem e atrevo-me a dizer que estou em boa recuperação.
Mais uma vez digo que esta cirurgia (e recuperação) não é nenhum bicho de sete cabeças. Sentir medo, receio, pânico no pré operatório é normal e é humano de sentir. Eu também o senti. Acima de tudo há que “trabalhar” a nossa forma de lidarmos com a situação, como em tudo na vida, há que ter uma atitude positiva, não entrar em stresses, não vermos problemas onde não existem. A vida é uma passagem e enquanto nos for permitido cá andar, temos e devemos ter a atitude mais optimista e positiva que conseguirmos. Há dias menos bons… vejo-os como um ensinamento para que valorizemos muito do que temos à nossa volta… re-aprendemos a viver, com uma força redobrada e com uma vontade enorme de sermos e de fazermos melhor… principalmente por nós próprios!!
No entanto esta sensação boa, de estar bem (muito bem) comigo próprio ninguém me tira… e o futuro é só amanhã e ainda tenho o hoje para disfrutar.

                                                                   Foto retirada da net

Obrigado por eu numca ter fumado por vício.
Aos colegas operados que estavam ao lado, e que me fizeram chorar pelo sofrimento da tosse, Desejo que estejam a recuperar tão bem quanto eu. Agora que pararam de fumar, sejam portadores da mensagem; O tabagismo causa a maior parte das mortes por cancro de pulmão, além de vitimar milhares de pessoas por bronquite, enfisema e doença cardíaca todos os anos. Parar de fumar imediatamente diminui o risco de doença cardíaca e derrame. Apagar o cigarro pode ser uma boa ideia para uma vida mais longa e saudável.

 

O tabagismo 

é a principal causa de morte evitável no mundo. A associação entre o tabagismo e diversos tipos de cancro, bem como, as doenças cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral), é incontestável.
O risco cardiovascular de um ex-fumador é reduzido em cerca de 50% após 2 anos de abstinência tabágica.Cerca de 10 anos após a cessação total do tabagismo, o risco cadiovascular do ex-fumador é semelhante ao de alguém que nunca fumou.

                                              foto retirada da net

O hábito de fumar é um fator de risco para o cancro do pulmão independente da quantidade, e deveria ser interrompido o mais rápido possível para evitar esses riscos.

 

 

 “É imperioso passar esta mensagem: coma fruta em natureza todos os dias. Deste modo, promove-se ganho em saúde nas crianças, jovens, adultos e idosos”.

-----------------------------
Saber beber – as bebidas também podem contribuir para uma alimentação desequilibrada, sobretudo quando são um veículo de açúcar e de álcool em excesso.





Marta M a 20 de Agosto de 2012 às 22:52
Boa noite:
Afastada que estive da blogosfera, reparo agora que o meu amigo esteve em convalescença...Espero que pelo que leio, dessas saudáveis caminhadas que relata, esteja já totalmente recuperado ;)
Desculpe alguma falta e alguma desatenção.
Que tudo lhe corra bem ;)
Marta M

momentosdisparatados a 14 de Setembro de 2012 às 23:54
Desculpe a invasão, mas acabei aqui através de um outro blog.
Desejo-lhe rápida recuperação.
A minha mãe fez essa ou outra cirurgia parecida há 12 anos. Felizmente correu bem.
Bom fim de semana

momentosdisparatados a 26 de Novembro de 2012 às 23:17
A minha mãe fez uma cirurgia desse género há uns 12 anos. Felizmente correu bem e continua bem. Eu continuo a ter medo de alguma vez ter de a fazer é que toda a família do lado materno tem problemas cardiacos.
Embora o meu coração por vezes dispare a 200 e tal o cardiologista acha que não é nada de grave.
Tenho um senão...sou fumadora.
boa recuperação

mais sobre mim
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30
31


arquivos
links
pesquisar
 
comentários recentes
Olá Manel! Hoje é um dia para comemorar. Não que o...
Obrigada!Um abraço
Olá Manel!Gostei tanto do teu poema que resolvi re...
Olá Manel!É lindo o teu poema!Qualquer mulher deve...
Olá Manel!Sabes, gosto muito do mar! Quando estou ...
Olá Manel!Este tema é muito sensível nos dias que ...
Olá Manel!Parabéns pelas fotos magníficas que publ...
Olá Manel!És um amante da rádio. Que mais posso di...
Olá Manel!Surpreendes com as tuas fotos maravilhos...
Olá Manel!Olhar magnífico! Parabéns pela partil...
Olá Manel!Tens um olhar perspicaz. Sempre atento à...
Olá Manel!Que bonitas flores!Captas tudo com muit...
Que ideia genialEsta, da Lua Cheia!Se não estivess...
Olá Manel!Que poema inspirador!As noites de Lua Ch...
Eu já não sei...Bonito tema, para ser ouvido com a...
Rádios
Rádio é o espírito recreativo do homem.
Ano Europeu património cultural 2018
blogs SAPO